No Museu do Oriente, de 28 de junho até 16 de setembro.
«Das Terras do Preste João convida o visitante a conhecer aspectos da rica diversidade cultural da Etiópia, em tempo de celebração dos 500 anos de relações diplomáticas e cooperação técnica entre este país e Portugal. Os três núcleos expositivos organizam-se em torno de peças emblemáticas, convocadoras de histórias que abrem uma fresta iluminadora sobre o passado e o presente da terra onde emergiu a nossa humanidade comum, a terra que foi sede de um dos grandes impérios da Antiguidade, a terra que não se subjugou à vaga colonizadora e que, por isso, encarnou a esperança de uma África livre e independente - uma terra de segredos, mitos e artes que convidarão à viagem.
No primeiro núcleo descobrem-se, em paralelo, a visão europeia sobre a Etiópia centrada na figura cristomimética do Preste João e as histórias que se desenvolveram a partir da lenda fundadora, centrada na relação exogâmica entre a Rainha do Sabá e o Rei Salomão.
A demanda do reino abissínio e as relações que firmaram uma história partilhada dão passagem para o segundo núcleo, em que se foca o elemento religioso da vida do povo etíope através das artes do fogo, da gravura, da pintura, da caligrafia e iluminura.
O terceiro núcleo abre uma janela sobre os modos de vida e a cultura material, com peças de uso quotidiano e fotografias que dão conta de usos e costumes dos povos das terras altas da Etiópia.»
Fotografia e texto do sítio do Museu do Oriente.
Sem comentários:
Enviar um comentário