Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs

Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Escola Secundária José Saramago - Mafra

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE MANUEL DA FONSECA (1911 - 2011)

O escritor nasceu a 15 de Outubro de 1911, em Santiago do Cacém, e faleceu a 11 de Março de 1993, em Lisboa. Foi uma figura importante do neo-realismo português. Colaborou em jornais e revistas e fez parte do grupo do Novo Cancioneiro.

Fotografia: Museu do Neo-Realismo

Para saber mais sobre o autor: infopédia


Campaniça
Valgato é terra ruim.
Fica no fundo de um córrego, cercada de carrascais e sobreiros descarnados. O mais é terra amarela, nua até perder de vista. Não há cearas em volta. Há a charneca sem fim, que se alarga para todo o resto do mundo. E, no meio do descampado, no fundo do vale tolhido de solidão, fica a aldeia de Valgato debaixo de um céu parado.
Valgato é uma terra triste.
Saem os homens para o trabalho ainda a manhã vem do outro lado do mundo. Levam enxadas e foices e conhecem todos os trilhos, entre o mato, com estevas que são mais altas que duas vezes o tamanho do mais alto dos  homens de Valgato. Tanto conhecem os caminhos que vão, sem desvio nem engano, até às herdades que ficam a léguas de distância, ainda com o sono e o escuro da noite fechando-lhes os olhos.
Não é de admirar. Zé Tarrinha tem uma mula que caiu num barranco de piteiras e vazou os dois olhos. Pois a mula nunca erra a casa e vai sozinha à fonte. Não é de admirar que os homens saiam ainda com o escuro da noite, e com o sono, e vão sem desvio ou engano até às herdades.
O Venta Larga, quando se fala que alguém se perdeu no caminho, diz sempre:
- A gente não precisa senão de saber onde põe os pés. O mais é cá disto ... - funga com ruído e, alargando as narinas, aponta o nariz - ... o mais é cá do cheiro.
Por isso lhe chamam o Venta Larga.

Manuel da Fonseca, Aldeia Nova (1942)


Para continuar a ler, requisite o livro na Biblioteca da Escola.

Sem comentários:

Enviar um comentário