Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs

Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Escola Secundária José Saramago - Mafra

sexta-feira, 24 de maio de 2013

PENSAR É OUVIR COM MAIS FORÇA

  
Nicolas Poussin, L'Inspiration du Poète (1630)
Imagem daqui.
 
 
 
"(...) Até que ponto o livro é do autor ou ele foi apenas um meio de que o livro se serviu para existir? É um problema que sempre se me pôs enquanto leitor em relação aos grandes livros. A Guerra e Paz é feita pelo Tolstoi ou através do Tolstoi? A grande literatura, a grande pintura e a grande música é feita pelos autores dos livros, dos quadros ou das sinfonias ou por uma outra entidade que, por hipótese, é comum a todos e que toma diferentes tonalidades consoante a personalidade? (...)
 
Essas perguntas sempre existiram em mim, mas agora já estou à vontade para as fazer e, também, à vontade do ponto de vista técnico para o fazer. Os outros livros têm-me obrigado, como diz o Beckett, a entender que «pensar é ouvir com mais força» e se estivermos atentos começamos a ouvir. Tinha-me dado conta de que as minhas duas/ três primeiras horas de escrita são perdidas porque estou demasiado atento e só quando a atenção está difusa e ao mesmo tempo fixa - é quase um paradoxo - é que tudo começa. (...) Isso põe-me outro problema que é: até  que ponto é legítimo ter o meu nome enquanto autor do livro. (...)"
 
António Lobo Antunes entrevistado por João Céu e Silva, Diário de Notícias, 16 de fevereiro de 2009.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário