Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs

Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Escola Secundária José Saramago - Mafra

quinta-feira, 9 de junho de 2016

NÍVEL DE AÇÃO


Imagem daqui.



«Numa das letras da cantora Taylor Swift está presente a expressão "Even if it is just in your wildest dreams" que, traduzida para Português, significa "mesmo que seja apenas nos teus sonhos mais loucos". A expressão transmite a seguinte mensagem: se queremos algo, mas pensamos que só nos nossos sonhos mais loucos é que isso acontece, devemos perseguir os nossos sonhos, pois se não tentarmos nunca saberemos onde poderemos chegar.

Isto pode acontecer em qualquer situação, seja ela querer ganhar uma competição em algum desporto, seja quando queremos conquistar o coração de alguém. Há exemplos de artistas ou atletas que quando eram mais novos não tentavam aquilo em que são agora especialistas, por acharem ser tarefa impossível.

Imaginemos a seguinte situação: uma pessoa quer conseguir dar 200 toques numa bola. Experimenta as primeiras 20 vezes e o que consegue são apenas uns fraquinhos 15 toques. Se adotar a expressão de Taylor Swift, vai entrar na sua segunda personagem, o nível de ação aumenta e aí já consegue atingir 75 toques. Ainda não chega. O nível de ação volta, então, a aumentar e a pessoa entra na sua terceira personagem, somando 160 toques. Vê  que não consegue mais, pensa em desistir, mas o nível de ação não a deixa desistir porque explode. A pessoa lá vai tentar novamente, desta vez a ver tudo num tom arroxeado (porque só tem no campo de visão a bola de futebol que está aos seus pés); consegue 300 toques. Aí vemos o resultado final de nunca desistir.

E o que é esse tal "nível de ação"? É o que cada pessoa tem dentro do seu espírito e a faz pensar "só saio daqui quando conseguir", levando-a a atravessar quatro estádios diferentes: Normal, Focado, "Indistraível" e Imparável. Esse "nível de ação" varia de pessoa para pessoa, sendo umas mais infetáveis que outras. Esse nível existe, garanto a toda a gente.

Rafael Silva, Aluno do 10º SE3 desta Escola.


Sem comentários:

Enviar um comentário