Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs

Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Escola Secundária José Saramago - Mafra

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

TIZIANO


Tiziano, Retrato de Ariosto (ca. 1510).
Imagem daqui.




Tiziano Vecelli, oriundo de uma família nobre de Cador, nasceu em 1477, e morreu em 1576. Estudou pintura em Veneza, depois que tentou em vão iludir nas belas-letras aquela sua principal tendência. Celebrado por talentos precoces, foi chamado a Ferrara para retratar corte. Aí retratou Ariosto, o cantor de Orlando, e trocou com o retrato os versos do insigne poeta. Em Roma foi aposentado, por ordem de Paulo III, no palácio Belvedere, onde Miguel Ângelo o visitou. (...)

Tiziano foi rico, e viveu com esplêndido luxo. Morreu legando consideráveis haveres, e o nome imortal a uma escola onde deixou em seiscentos modelos o maior tesouro de sua herança granjeada em 99 anos!

Os entendedores de pintura têm em conta de primeiro colorista Tiziano. É que são decorridos três séculos e, os quadros do célebre artista conservam ainda a primitiva vivacidade das tintas, e transparência das sombras. Não o colocam na plana dos superiores desenhistas; mas, se o princípio fundamental da arte é a fiel imitação da natureza, Tiziano pode ombrear com os melhores nos contornos dos seus quadros. Não dava realce ao que era comum e trivial; em presença, porém, do sublime, empregava sem violência o grandioso do estilo. As conveniências históricas importavam-lhe pouco; mas aprimorava-se no colorido, mormente na carnação das mulheres e crianças, e ainda mais naquela parte do claro-escuro que aumentava o relevo, não só por combinação de luzes, sombras e reflexos, mas ainda pelo tom local das vestes.

Como paisagista foi sublime, e nos retratos inimitável. Transpira nestes a índole, o temperamento, e, para assim dizer, as propensões das pessoas que representa. Vandyck, nesta especialidade, é o único rival de Tiziano.

Camilo Castelo Branco, in O Nacional, de 18-12-1858


José Viale Moutinho, Camilo Castelo Branco - Memórias Fotobiográficas (1825-1890), Alfragide, Editorial Caminho, 2009, p. 134.


Sem comentários:

Enviar um comentário