Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs

Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Escola Secundária José Saramago - Mafra

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

RIMAS DE PETRARCA

Francesco Petrarca (1304-1374).
Imagem daqui.



Só, pensativo, o ermo descampado
vou medindo com passo tardo e lento,
e olhos desvio a evitar atento
vestígio humano no areal marcado.

Outro escudo não tenho contra olhado
da gente em manifesto entendimento;
pois na extinta alegria em que me alento
se lê por fora o meu dentro inflamado;

e montes, prados, creio, e a folhagem
da selva e rios, sabem qual a têmpr'a
da vida que eu aos outros não revele.

Porém áspera via ou tão selvagem,
não sei buscar que Amor não venha sempre a
discorrer já comigo e eu com ele.

Francesco Petrarca, As Rimas de Petrarca, edição bilingue, tradução de Vasco Graça Moura, Lisboa, Bertrand, 2003, p. 133.



Sem comentários:

Enviar um comentário