Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs

Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Escola Secundária José Saramago - Mafra

terça-feira, 15 de novembro de 2016

DA SAUDADE XXI


Imagem daqui.



"(...)

10 de Agosto

Estamos na Biscaia, e aqui andamos aos tombos entre França e Espanha, sem poder avançar para o cabo de Finisterra.


11 de Agosto

Continua o mesmo sueste, que tanto nos tem perseguido. - O que me vale é o jornal de Las Cases, com que vou entretendo o tempo, e o meu inseparável companheiro - Horácio. Que seria de mim sem estes recursos? Grande fortuna é gostar de ler. - Assim o tenho pensado sempre: não sei se com razão. E esses outros que aí vão, não os vejo eu mais satisfeitos e entretidos que eu? Todavia eles não lêem. Comem, dormem, e conversam em puerilidades. Puerilidades ou não, mais os divertem, e entretêm do que a mim os meus livros. - Quase que me lembro de crer que o hábito de ler é uma necessidade de mais que se contrai...


20 de Agosto

Estamos defronte do Porto. - Este é o céu da minha pátria. Este ar que respiro é o mesmo que respirei no momento que apareci no mundo...

(...)"

Almeida Garrett, "Viagens e Impressões - Diário da Minha Viagem a Inglaterra", in Obras de Almeida Garrett, vol. 1, Porto, Lello & Irmão Editores, 1963, p. 621.


Sem comentários:

Enviar um comentário