Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs

Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Escola Secundária José Saramago - Mafra

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

OBJETIVO MORDZINSKI - UMA VIAGEM AO CORAÇÃO DA LITERATURA IBERO-AMERICANA





«A exposição fotográfica "Objetivo Mordzinski - Uma viagem ao coração da literatura ibero-americana", do argentino Daniel Mordzinski, vai estar patente entre 4 de outubro e 29 de dezembro na Casa da América Latina, marcando os 39 anos de carreira deste artista que se dedicou ao retrato de escritores.

A exposição conta com centenas de retratos de escritores, 70 dos quais portugueses. Entre os escritores portugueses retratados, contam-se nomes como António Lobo Antunes, Agustina Bessa-Luís, Eduardo Lourenço ou José Saramago. Vários rostos da literatura latino-americana, desde Jorge Luis Borges, Julio Cortázar, Gabriel García Márquez, Mario Vargas Llosa, até aos atuais escritores emergentes na região, estão também representados numa mostra assente na relação que a fotografia mantém com a literatura.

"Objetivo Mordzinski é um olhar sobre o futuro, bem como um objetivo que reivindica e reclama a memória - a dos escritores que retrato, a dos seus livros e a minha também. Outro objetivo é incitar e promover a leitura: sempre fui da opinião que nos livros se escondem os verdadeiros segredos da vida, que não são nem o dinheiro, nem o poder, nem a fama. Comecei a retratar os autores que admiro aos dezoito anos e o meu objetivo é continuar, para poder compartilhar com os outros essas certezas de adolescente", comenta o artista.»

A imagem, o texto e outras informações encontram-se no sítio da Casa da América Latina.



Sem comentários:

Enviar um comentário