Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs

Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Escola Secundária José Saramago - Mafra

terça-feira, 16 de outubro de 2018

RAJADAS DE FLORES


Eugène Delacroix, Bouquet de Fleurs.
Imagem daqui.





BALAS NO DICIONÁRIO

As nossas palavras são armas. Umas disparam balas, capazes de ferir muitos sentimentos. Outras são pacíficas, atiram flores, tendo um impacto de bondade. Outras falham o tiro, não conseguindo acertar no alvo.

Por vezes, saem-nos tiros disparados, impulsivos, que atingem no coração a pessoa que os recebeu. O problema? A ferida que originam é totalmente invisível. Por vezes, nem nós sabemos bem o que dissemos. Estas palavras são o pior tipo de palavras. Aquelas que, juntas, conseguem matar. Há quem as diga com o intuito de magoar, há quem as diga por ter perdido o controlo da arma. Mas, quando as dizemos, não as podemos retirar, elas foram ditas, ouvidas, assimiladas. Há, por exemplo, quem não goste de pessoas diferentes de si. Por vezes, ouvimos alguém dizer "tu és horrível", pela simples razão de que a pessoa tem um tom de pele diferente ou uns olhos mais rasgados. Outras vezes, ouvimos quem chame "burro" a quem não tem uma licenciatura. (...) Estas armas não deveriam ser disparadas. Salvo raras exceções, se o que estamos prestes a dizer vai magoar alguém, não deve ser dito. Principalmente sendo apenas opiniões - não factos. Cedo aprendi que alguém achar algo de ti não o faz de todo verdade.

Há, porém, outro tipo de palavras. Essas armas, uma vez premido o gatilho, disparam flores. Rosas, margaridas, cravos, violetas. Muitas vezes, simples palavras provocam grandes sorrisos. Estas deviam ser utilizadas muitas mais vezes. Acho maravilhoso termos esse poder nas mãos, o poder de melhorar o dia do outro. Defendo que o que consideramos ser bom numa pessoa deve ser dito, ouvido. Basta dizermos simples palavras como "gosto muito da forma como te vestes" ou "tu és uma pessoa incrível". Desde que sejam palavras sinceras, devem ser ditas sem restrição. Infelizmente, usamo-las pouco. O melhor destas flores que disparamos é que florescem e originam mais. Facilmente, através de um simples elogio, criamos uma onda de boas energias e sentimentos. Por exemplo, quando confessamos a um amigo que o adoramos - certamente que o dia dele melhorará, e o nosso também.

Concluindo, as palavras são das coisas mais importantes do mundo, só temos de ter a certeza de que as utilizamos bem, mesmo sem manual de instruções.


Francisca Fonte, Aluna do 12ºLH4 desta Escola.



Sem comentários:

Enviar um comentário