Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs

Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Escola Secundária José Saramago - Mafra

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

AS INSTRUÇÕES PARA SE TER BOAS NOTAS III


Fotografia de Robert Doisneau, La Libellule,  escola da rue de Verneuil, 1956
Imagem daqui.



Primeiro ponto: ser rapariga. Estamos em Portugal! Ser do sexo feminino é de longe uma vantagem no que diz respeito às notas do desempenho escolar. As raparigas fazem sempre aquela voz inocente e fofinha que qualquer professor gosta de ouvir!

Segundo ponto: abanar sempre a cabeça independentemente daquilo que o professor diga, mesmo sendo uma grande barbaridade! Assim o professor nunca se vai aborrecer connosco, porque estamos de acordo com aquilo que ele diz; em contrapartida, na turma em que um aluno tem a ousadia de o corrigir, o professor ficará rezingão ou menos contente.

Terceiro ponto: fazer da frase declarativa do professor uma pergunta.

- Bom, caros alunos, vemos que Portugal é um país da Europa (…)

- Professora, professora, então Portugal é um país da Europa, certo?

É assim mesmo! Desta forma, o professor vai pensar que estamos a aprender (mesmo que não estejamos) e, por isso, ficaremos sempre bem vistos.

Quarto ponto: depois da aula, ficar, por vezes, a falar com o professor, qualquer que seja o assunto. Assim ele vai ter a sensação de que estamos interessados…

Além de tudo isto, há sempre questões como a responsabilidade e a pontualidade que interessam pouco, porque estamos em Portugal!
Pedro Batalha, 11º A

 

Sem comentários:

Enviar um comentário