Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs

Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Escola Secundária José Saramago - Mafra

quinta-feira, 21 de março de 2019

SEMANA DA LEITURA 2019

Se eu fosse uma agulha

Se eu fosse uma agulha costurava um mundo novo.

Criava um belo vestido de princesa como os dos contos de fadas. Ponto por ponto, faria um véu de noiva para o dia mais feliz de cada jovem de branco ou, até mesmo, criaria uma pequeno e quentinho gorro para os dias de frio de uma criança.

Se eu fosse uma agulha, criaria algo nunca antes visto, saltando de ponto em pontos presa a linha de várias cores e feitios que dançam entre tecidos de várias terras com inúmeras texturas.

Sendo agulha não gostaria de pontos aos zig-zags, pois ficaria tonta de tanto “zig-zaguiar”, ou talvez não gostasse da ideia de coser meias que, por mais pequenas e mais bonitas que sejam, andam de pé em pé e podem cheirar mal. No entanto, a minha função como agulha é coser e remendar e, como as agulhas não têm nariz, até que poderia remendar uma meia ou duas…

Apesar de pequena e simples, como agulha seria fundamental para qualquer costureira prestes a remendar o pequeno buraco nas calças de um menino trapalhão ou a criar o mais bonito vestido para o tão desejado baile de uma jovem sonhadora.

Sem agulhas, não existiria a roupa, nem os sapatos que escondem as malditas meias malcheirosas, também não existiria aquela camisola quentinha no inverno, nem aquele fato de banho para dar mergulhos nas águas salgadas da praia. Não existiria um colchão fofinho para aqueles que preferem vaguear nos seus infinitos sonhos que lhes dão segurança no escuro da noite.

Seu eu fosse uma agulha, faria tudo o que uma agulha faz que é, simplesmente, coser e tecer sonhos de linhas em tecidos multicolores.

Filipa Bryant-Jorge de Miranda, 10.ºAV1

Sem comentários:

Enviar um comentário