Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs

Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Escola Secundária José Saramago - Mafra

quinta-feira, 25 de abril de 2013

25 DE ABRIL

Jorge de Sena (Lisboa, 1919 - Santa Bárbara, Califórnia, 1978)
Imagem daqui.


Discurso pronunciado por Jorge de Sena, na Catânia, Sicília, no momento de receber o Prémio Internacional de Poesia Etna-Taormina, no dia 25 de abril de 1977.

“DISCURSO DO XV PRÉMIO INTERNACIONAL DE POESIA ETNA-TAORMINA

(…) A liberdade que voltou a Portugal é algo pela qual sempre lutei, à qual sacrifiquei muito da minha vida inteira, e a essa luta pertence grande parte da minha poesia. E é outra razão especialíssima para um escritor português antifascista receber com emoção este Prémio, sobretudo se este escritor sempre contou a Itália entre as suas pátrias do espírito, como é o meu caso. Hoje, 25 de Abril, é o aniversário da definitiva queda do Fascismo italiano há décadas, mas é também o aniversário da queda recente do fascismo português. Neste momento permitam-me que faça votos para que nem um nem outro jamais voltem a dominar povos nobres como os nossos, sempre traídos por classes dirigentes menos nobres que eles. (…)
E assim, num dia tão significativo, nesta Sicília simbólica de quanto o Ocidente produziu e fundiu de civilização, aqui tendes este português com mais de uma pátria e que, assim sendo, deixem-me informar-vos, representa realmente Portugal. O meu país sempre, desde que começou há mais de oito séculos, exportou mais homens do que outra coisa. E sempre foi para os seus filhos uma pátria ingrata, sem que esses filhos deixassem de amá-la profundamente.
A minha poesia nada tem de patriótica ou de nacionalista, e eu sempre me quis e me fiz um cidadão do mundo, no tempo e no espaço. É uma poesia que sabe de tudo e que se escreveu em toda a parte, desde a épica de Gilgamesh, até à falta de comunicação com que os poetas mais jovens de hoje fingem que não estão calados. É também a poesia de um homem que viveu muito, sofreu muito, partilhou a vida pelo mundo adiante, sempre exilado, e sempre presente com uma vontade de ferro. Mas é uma poesia que, sempre que se forma, não sabe nada, porque é precisamente a busca ansiosa e desesperada de um sentido que não há, se não formos nós mesmos a criá-lo e a fazê-lo. (…)
Senhoras e Senhores. Recebo este prémio com uma emoção infinita, cujas múltiplas razões já acentuei. Recebo-o humildemente, creiam, menos por mim do que representando uma literatura velha de novecentos anos, desde os seus fragmentos mais antigos. E, mais do que isso, uma literatura latina, filha directa, como a vossa, na língua e na tradição, daquele mundo greco-latino de que esta terra da Sicília foi pátria de eleição, e uma literatura-mãe de outras literaturas tão pujantes e grandes como a brasileira, e tão prometedoras como as africanas que despontam. Helenicamente, romanamente, ou portuguesmente, nós e vós descobrimos e dominámos o mundo. Agora, estamos, Itália e Portugal, na lista dos países velhos cujas contas os outros examinam, para emprestar-nos dinheiro, e cuja ordem e progresso possíveis há quem deseje destruir. Mas a velhice tem suas vantagens: uma cínica e inocente sabedoria que nos salva à última hora, e uma consciência tranquila de que a morte, se vier, não nos mata. Porque aquilo que somos em cultura não pode morrer. (…)
Uma palavra mais: em nome do ainda mais que me liga a vós. Eu nasci em Lisboa, lendariamente fundada por Odysseus numa das suas viagens que Homero se esqueceu de contar ao dizer das andanças dele nestes mares. E, como descendente de lusitanos, descendo do lendário Lusus, e sou portanto neto do próprio Diónisos. Sou, portanto, de nascença, e divinamente, um cidadão da Magna Grécia que apenas necessitava desta consagração para reassumir a sua plena nacionalidade: Etna-Taormina.
À Sicília, à Itália, ao digníssimo júri, ao meu tradutor italiano, a todos vós, muito obrigado, por mim e por Portugal.
Taormina, 23 de Abril de 1977”

A Arte de Jorge de Sena, edição de Jorge Fazenda Lourenço, Lisboa, Relógio D’Água Editores, 2004, pp.369-373.

Sem comentários:

Enviar um comentário