Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs

Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Escola Secundária José Saramago - Mafra

segunda-feira, 15 de abril de 2013

SEMANA DA LEITURA 2013 (4)

O MAR

O mar sempre foi um fascínio para os Homens, principalmente para os portugueses, pois foi o mar que nos revelou o Brasil, foi o mar que nos revelou a Índia e foi pelo mar que surgiu Os Lusíadas.
Se atribuíssemos ao mar um Deus ou uma força divina, não saberia se esta seria benigna ou maligna. Sim, é verdade que o mar deu muitas felicidades a pessoas de todo o mundo, mas também deu muitas tristezas. Utilizando Portugal como exemplo, sinto-me orgulhoso em dizer que sou português e isso deve-se ao facto do mar existir.
Foste tu, mar, que ajudaste o meu povo, quando mais precisávamos. Dizem que somos corajosos, mas foste tu que quiseste que chegássemos ao nosso destino. Nós somos quem somos, hoje, porque tu existes, nós temos uma das obras mais belas de sempre porque tu existes. Mas nem sempre tu foste bom para as pessoas, muitas vidas se perderam na tua imensidão. No fundo, acho que é isso que te torna mais misterioso e mais tenebroso, pois não é qualquer um que se aventura na tua grandiosidade.
És como um livro de contos por acabar, és como uma vela para um escritor, és um assunto para uma obra, és desconhecido para toda a gente, mas és admirado por toda a gente.

Texto da autoria de Henrique Vicente, 10.º N.

Sem comentários:

Enviar um comentário