Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs

Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Escola Secundária José Saramago - Mafra

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Palavras - SERENDIPIDADE


The Oxford English Dictionary. Fotografia: Ben Schott. Daqui.




Serendiptismo, ou ainda Serendipitia, é um anglicismo que se refere às descobertas afortunadas feitas, aparentemente, por acaso.

A história da ciência está repleta de casos que podem ser classificados como serendipismo. O conceito original de serendipismo foi muito usado na sua origem. Nos dias de hoje, é considerado como uma forma especial de criatividade, ou uma das muitas técnicas de desenvolvimento do potencial criativo de uma pessoa adulta, aliando perseverança, inteligência e sentido de observação.

A palavra Serendipismo tem origem na palavra inglesa Serendipity, criada pelo escritor britânico Horace Walpole, em 1754, a partir do conto persa infantil Os três príncipes de Serendip. Esta historia de Walpole conta as aventuras de três príncipes do Ceilão, atual Sri Lanka, que passavam o tempo a fazer descobertas inesperadas, cujos resultados não procuravam verdadeiramente. Graças à capacidade de observação e sagacidade, os três príncipes descobriam «acidentalmente» a solução para dilemas impensados. Esta característica tornava-os especiais e importantes, não apenas por terem um dom especial, mas por estarem predispostos a aceitar múltiplas possibilidades e soluções.

Serendib é o nome que os comerciantes árabes da antiguidade deram ao atual Sri Lanka (um entre vários nomes dados a esta ilha através da sua história: os cartógrafos gregos antigos chamavam-lhe Taprobana; já o atual nome do país significa Terra Resplandecente; finalmente, com a chegada dos Portugueses, a ilha recebeu o nome luso de Ceilão.)


Wikipédia (adapt.), daqui.




Sem comentários:

Enviar um comentário