Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs

Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Escola Secundária José Saramago - Mafra

quinta-feira, 21 de março de 2013

A POESIA NO SEU DIA


Imagem daqui.
 
 
A uma dama que lhe mandou pedir algumas obras suas

 
Senhora, se eu alcançasse,
No tempo que ler quereis,
Que a dita dos meus papéis
Pela minha se trocasse;
E por ver
Tudo o que posso escrever
Em mais breve relação,
Indo eu onde eles vão,
Por mim só quisésseis ler;

 
Depois de ver um cuidado
Tão contente de seu mal,
Veríeis o natural
Do que aqui vedes pintado;
Que o perfeito
Amor, de que sou sujeito,
Vereis áspero e cruel:
Aqui, com tinta e papel;
Em mim, com sangue no peito.

 
Que um contínuo imaginar
Naquilo que o Amor ordena,
É pena que, enfim, por pena
Se não pode declarar;
Que, se eu levo
Dentro na alma quanto devo
De trasladar em papéis,
Vede qual melhor lereis:
Se a mim, se aquilo que escrevo.

Luís de Camões, Lírica, Círculo de Leitores, 1980, pp.59-60.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário