Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs

Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Escola Secundária José Saramago - Mafra

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

MURAL DA BIBLIOTECA

Facebook: rede social ou obsessão?


... um complemento para melhorar a qualidade de vida.
... é uma perda de tempo.
... seiscentos milhões de utilizadores em Portugal.
... dependência anti-social.
... rede social.
... obsessão.
... jogar FarmVille 2.
... depende das pessoas, para mim não é obsessão.
... sem Facebook vivíamos em aldeias.
... conseguimos mentir sobre o nosso estado civil.
... é a minha vida.
... não tenho Facebook.
... like.
... gosto.
... Facebokas.

(Pensamentos de utilizadores da BE sobre o Facebook)

3 comentários:

  1. ... seiscentos milhões de utilizadores em Portugal!?! Como?? se apenas temos dez milhões de habitantes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com a expressão "seiscentos milhões", o utilizador da BE pretende evidenciar a enorme popularidade do Facebook em Portugal ou revela um desconhecimento total da população portuguesa.

      Eliminar
  2. Pois é… rede social ou obsessão? Bom a resposta aqui será Rede Social e para alguns será uma obsessão. Passo a explicar: um BMW, para todos nós é um carro, para alguns de nós uma obsessão, mas que é um carro é indiscutível! O mesmo em relação ao facebook, é uma rede social indiscutivelmente, parece-me!
    A questão pode ser é: quais os prós e contras ou tem mais prós ou contras?
    Aqui a resposta é mais difícil!
    Depende do utilizador, dos seus objetivos, dos cuidados que tenha na sua utilização…
    • Se para comunicar com amigos, muitas vezes distantes, outras nem tanto… tem um pró que é a aproximação, é a promoção do relacionamento interpessoal, pode ter um contra que é a perda do contato, seja ele físico ou meramente auditivo.
    • Se para partilhar informação, pode ter um pró que ao mesmo tempo pode ser um contra: qualquer empregador através do seu nome ou do seu e-mail consegue aceder a essa informação, seja ela qual for: mais íntima ou pessoal, profissional (aspetos positivos – currículo, por exemplo e negativos- brigas ou conflitos com hierarquia ou colegas publicados na sua página), etc…
    • Se para encontrar amigos. Conheço casos de pessoas que se tornaram grandes amigos através de redes sociais e são realmente amigos, mas também conheço muita gente que foi burlada e se considerava muito esperta.
    Por isso continuando, acho que podemos novamente fazer o paralelismo com o BMW, pelo menos eu posso, porque não sou obcecada/vislumbrada por ele… Se nós o considerarmos um carro, que como qualquer outro tem a vantagem de ser um transporte que nos facilita imenso o dia-a-dia em termos de deslocações e conforto, e que tem regras de utilização, impostas pelo código da estrada e pelo bom senso do condutor, que deve sempre pensar nos perigos que pode encontrar, nas estradas, com os outros condutores, com os passageiros, etc… não corremos grandes riscos e os prós serão mais que os contras com certeza! Agora se pelo contrário nos vislumbramos quando vemos um BMW, achamos que ele não é como qualquer carro, é o CARRO, é mais seguro e por isso podemos acelerar mais um bocadinho e infringir regras, tem uns pneus ótimos e não corro riscos, etc… acredito que não passamos muito tempo sem ter um acidente e os contras sobrepõem-se aos prós.
    Para mim o facebook é parecido! Se tivermos em conta que podemos estar a expor factos da nossa vida mais pessoais e que estes podem ser utilizados contra nós, então não os compartilhamos, se não aceitarmos para nosso “amigo” qualquer um que nos pede e aceitarmos apenas quem conhecemos pessoalmente ou arranjarmos uma estratégia para primeiro conhecer essa pessoa e depois partilhar com ela o que considerarmos pertinente, acho que se tivermos estes e outros cuidados corremos riscos (como no BMW, porque quem anda na estrada corre sempre riscos…), mas os prós serão maiores e os contra podem atenuar-se (podemos nunca ter um acidente).

    ResponderEliminar