Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs

Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Escola Secundária José Saramago - Mafra

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O PARADIGMA DAS REDES SOCIAIS

Ainda a propósito do post sobre o Facebook, aqui ficam excertos de um artigo publicado na revista PC GUIA.

 O VÍCIO DAS REDES SOCIAIS
                                           POR GUSTAVO DIAS
Desde que haja vontade, existirá sempre maneira de o ser humano comunicar com outros remotamente, seja por carta, por telefone, CB, fax, email, IRC, fóruns e serviços de conversação instantânea. Recentemente, assistimos ao aparecimento de um novo meio de comunicação, as redes sociais, que vieram alterar a forma como a internet (e o seu acesso) são feitos.
(...)  O peso das redes sociais é, no mínimo, assustador.
O Facebook, por exemplo, é o segundo site mais utilizado em todo o mundo, logo a seguir ao Google, que continua a dominar sem grande oposição (o Bing, da Microsoft, mantém a 22º posição). Se precisar de números para reforçar a dimensão das redes sociais, que tal o impressionante número de mil milhões de contas registadas no Facebook, o que caso correspondessem a utilizadores únicos (ou seja, ignorando as diversas contas faltas e repetidas) poderia significar 1/7 da população mundial? Dá que pensar.

EM PORTUGAL
O uso de redes sociais em Portugal também tem registado um crescimento bastante elevado, embora não existam dados concretos que nos permitam quantificar os seus utilizadores face à população nacional e a quem tem acesso à internet. Quanto às redes sociais existentes, uma coisa é certa: o Facebook domina praticamente em qualquer região do globo, sendo  até fundamental para o desenvolvimento de outras redes sociais, como demonstra o facto de podemos agregar a nossa conta de Facebook a inúmeras redes, evitando criar um novo registo com todos os nossos dados . Claro que isto não é regra em todos os caso, e nem todas as gigantescas redes sociais têm peso no nosso país - por exemplo, a Qzone, dirigida a cidadãos chineses e que conta com quase 500 milhões de utilizadores. (...)
 
Revista PC Guia. Dir. Pedro Tróia. N.º 202, Novembro de 2012.
 
A revista PC GUIA encontra-se disponível na BE (estante de periódicos).


Sem comentários:

Enviar um comentário