O Blog “Ler para Ser” permite que cada um de nós que percorre as várias publicações viaje por partilhas, reflexões e sugestões de páginas a descobrir, que permitem um mergulho em muitos temas e assim diríamos que este blog é um meio que potencia momentos de aprendizagem ao longo da vida.
Falar de aprendizagem ao longo da vida, na atualidade, parecer ser falar de um conceito cada vez mais distante, numa crença de uns quantos D. Quixotes de La Mancha…
Parece que tendemos a valorizar apenas uma educação centrada no eixo formal e nas dimensões do “saber saber” e do “saber fazer”. Parece que retrocedemos à realidade identificada no diagnóstico da educação no Relatório “Um tesouro a descobrir” para a UNESCO (Comissão Internacional Sobre Educação para o Século XXI, sob a presidência de Jacques Delors – 1996): “Numa altura em que os sistemas educativos formais tendem a privilegiar o acesso ao conhecimento, em detrimento de outras formas de aprendizagem (…)”.
A aprendizagem ao longo da vida é uma travessia num mar umas vezes sereno, outras vezes revolto, mas que ruma sempre a um desafio maior (ainda que possa requerer alguns ajustes na rota), mas que tem sempre como horizonte: ancorar numa elevação da qualificação escolar, numa valorização profissional ou simplesmente no concretizar de um sonho outrora adiado. Quero acreditar que esta travessia merece ser respeitada e continuada.
Texto e fotos da autoria de Maria Júlia da Ponte Bentes, Profissional de Reconhecimento e Validação de Competências, atualmente Técnica de Diagnóstico e Acolhimento, no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária José Saramago - Mafra.
Sem comentários:
Enviar um comentário