Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs

Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Escola Secundária José Saramago - Mafra

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

BIBLIOTECAS

À procura de leitores rebeldes

A professora bibliotecária Maria João Queiroga, 51 anos, lembra-se bem da primeira visita de Marina Oliveira à biblioteca da escola. Cabelos loiros , olhos azuis, mais baixa do que os colegas, « parecia uma menina frágil quando veio para a Gil Vicente, no 5.º ano, mas, nessa visita, sempre que eu lhe pousava a mão no ombro, ela sacudia-me como se fosse uma mosca», recorda.
Passaram três anos e Marina não esqueceu esses tempos. «Tinha a mania de que era a dona da escola e andava sempre de nariz empinado». Tantas vezes os professores lhe deram «lições de vida» que mudou de postura. A mais recente vitória foi a participação num concurso da biblioteca sobre Jorge de Sena. «Nunca gostei de ler, mas a professora de francês convenceu-me a participar. Pensei que ia ficar em último e ganhei!», conta, orgulhosa. Agora, tem sempre um livro à cabeceira. 
Marina é um exemplo do tipo de leitores que Maria João Queiroga tenta captar. 
A biblioteca está integrada no projeto Ler+, do Plano Nacional de Leitura, e integra a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) desde 2006. No ano passado, a frequência foi de 331 leitores por dia. Coordenadora há oito anos, Maria João não tem dificuldade em explicar o sucesso:« Numa escola em que mais de metade dos alunos recebe apoio, a biblioteca dá-lhes acesso a muitas coisas que não têm em casa.» Filmes, computadores modernos e livros, claro. Apesar do sucesso, a eventual eliminação da figura dos professores bibliotecários, que desde o ano passado são obrigados a dar aulas, é um fator de preocupação para Maria João. « Se o cargo desaparece, será um retrocesso no trabalho da RBE, que está à vista.»
 
Artigo publicado na revista Visão desta semana, assinado por Teresa Campos, enquadrado no tema de capa "Os Bons Exemplos da Escola Pública".

www.visão.sapo.pt  N.º 1038 , 24 a 30 de janeiro 2013
 
Disponível na estante de periódicos.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário