Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs

Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Escola Secundária José Saramago - Mafra

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

CINEMA E POESIA

Greta Garbo, em Rainha Cristina, de Rouben Mamoulian (1933)
Imagem daqui.


“ADEREÇOS E GUARDA-ROUPA

O casaco de Cher
no filme Sob Suspeita
O sorriso de Cher
no mesmo filme
e os olhos grandes
As costas nuas
de Nicole Kidman
a abrir o genérico
A mala de Jerry Lewis
no Homem das Mulheres
Lewis outra vez
com as calças curtas
e os dentes de coelho
A caixa de madeira
oferecida pelo filho
de Henry Fonda
a Miss Lilith
(Arrebatamento
é a palavra
dita por Vincent)
O tremor do par
que se senta no sofá
da Idade da Inocência
O vestido dela
as mãos dela
e os olhos dele
no pescoço dela
O copo de Dean Martin
no filme Rio Bravo
A roupa interior
da mulher de Rio Bravo
todos os objectos
de Rio Bravo
e todos os gestos
que ali se contemplam
A cicatriz no olho
de Marlon Brando
e o dar a ver a alma
como uma cicatriz
O brilho de Eleanor Parker
em O Homem
do Braço de Ouro
por nada
só porque brilha
Garbo no final
de Rainha Cristina
ela que tinha o apelido
de Gustafsson
e aquele terror
cândido e neutro
de quem sabe
que o amor não está
onde o convocamos
A suave Jean
mais uma imagem
perguntando baixinho
o que ele sabe
da vertigem
com que Lilith
vai enlouquecer
o paraíso prometido
e também o inferno
já alcançado
O pânico de Pacino
sentado em Needle Park
tudo tão azul
como uma mensagem
de um oceano furioso
Há mais azuis
nos cenários de cristal
da memória
enquadrada pelo
presente a desmoronar-se
Eu até vi azul
na planície cósmica
do Rio Vermelho
O casaco amarelo
de Dick Tracy
e também o chapéu
As lágrimas
de Sarah Jennings
e o método
com que ela as chora
O olhar em volta
sou eu a atravessar
os salões do palácio.”
João Lopes, “Adereços e Guarda-Roupa”, in Poemas com Cinema, antologia organizada por Joana Matos Frias, Luís Miguel Queirós e Rosa Maria Martelo, Lisboa, Assírio & Alvim, 2010, pp.121-124.

Sem comentários:

Enviar um comentário