Greta Garbo, em Rainha Cristina, de Rouben Mamoulian (1933)
Imagem daqui.
“ADEREÇOS E GUARDA-ROUPA
O casaco
de Cher
no filme Sob Suspeita
O sorriso
de Cher
no mesmo
filme
e os olhos grandes
As costas
nuas
de Nicole
Kidman
a abrir o genérico
A mala de
Jerry Lewis
no Homem das Mulheres
Lewis
outra vez
com as
calças curtas
e os dentes de coelho
A caixa
de madeira
oferecida
pelo filho
de Henry
Fonda
a Miss Lilith
(Arrebatamento
é a
palavra
dita por Vincent)
O tremor
do par
que se
senta no sofá
da Idade da Inocência
O vestido
dela
as mãos
dela
e os
olhos dele
no pescoço dela
O copo de
Dean Martin
no filme Rio Bravo
A roupa
interior
da mulher
de Rio Bravo
todos os
objectos
de Rio
Bravo
e todos
os gestos
que ali se contemplam
A
cicatriz no olho
de Marlon
Brando
e o dar a
ver a alma
como uma cicatriz
O brilho
de Eleanor Parker
em O
Homem
do Braço
de Ouro
por nada
só porque brilha
Garbo no
final
de Rainha
Cristina
ela que
tinha o apelido
de
Gustafsson
e aquele
terror
cândido e
neutro
de quem
sabe
que o
amor não está
onde o convocamos
A suave
Jean
mais uma
imagem
perguntando
baixinho
o que ele
sabe
da
vertigem
com que
Lilith
vai
enlouquecer
o paraíso
prometido
e também
o inferno
já alcançado
O pânico
de Pacino
sentado
em Needle Park
tudo tão
azul
como uma
mensagem
de um oceano furioso
Há mais
azuis
nos
cenários de cristal
da
memória
enquadrada
pelo
presente a desmoronar-se
Eu até vi
azul
na
planície cósmica
do Rio Vermelho
O casaco
amarelo
de Dick
Tracy
e também o chapéu
As lágrimas
de Sarah
Jennings
e o
método
com que ela as chora
O olhar
em volta
sou eu a
atravessar
os salões do palácio.”
João Lopes, “Adereços
e Guarda-Roupa”, in Poemas com Cinema,
antologia organizada por Joana Matos Frias, Luís Miguel Queirós e Rosa Maria
Martelo, Lisboa, Assírio & Alvim, 2010, pp.121-124.
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